loading

A entrada constante e prolongada de imigrantes nos Açores ao longo das últimas décadas e a complexificação dos sistemas migratórios internacionais alimentada pelo ideal de uma sociedade multicultural e multiétnica, tem colocado desafios diversos aos diferentes atores sociais e políticos. A Direção Regional das Comunidades, um serviço que funciona na dependência direta da Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, desempenha neste contexto um papel fundamental e catalisador. As suas principais linhas de atuação centram-se, essencialmente, no reforço dos laços culturais e económicos das comunidades migrantes com a Região Autónoma dos Açores, procurando assegurar e fomentar a sua plena integração. A promoção de formas de cooperação com outras entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, com o propósito de fomentar a preservação da identidade cultural e a interculturalidade das comunidades migrantes residentes no arquipélago tem norteado a ação da Direção Regional das Comunidades.

De forma a melhor conhecer o fenómeno migratório na Região, a Direção Regional das Comunidades tem vindo a promover, ao longo dos anos, estudos sobre as várias dinâmicas do fenómeno, em parceria com a Universidade dos Açores.

A Direção Regional das Comunidades está disponível para quaisquer esclarecimentos ou encaminhamento no âmbito da imigração e da integração dos imigrantes na Região. Também ao nível das situações de discriminação, orienta e encaminha para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, do Alto Comissariado para as Migrações, que é o órgão especializado no combate à Discriminação Racial em Portugal.

Para acompanhar os eventos promovidos pela Direção Regional das Comunidades com vista à integração e interculturalidade, sugerimos acompanhar as suas redes sociais em:

Facebook DRC;
Twitter DRC;
Youtbe DRC; e
– subscrição do boletim informativo do Guia do Migrante.