O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, adiantou na segunda-feira que será criado um guia para “facilitar” a contratação de imigrantes por parte de entidades patronais açorianas.
“O nosso compromisso é que, até final de janeiro, possamos ter esse guia finalizado para que haja compreensão e conhecimento, quer por parte da entidade empregadora, quer por parte do imigrante”, declarou o governante.
José Manuel Bolieiro falava no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, no final de uma reunião do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração.
Lembrando os mais de 24 meses consecutivos de crescimento económico na Região, bem como o número recorde de população empregada, o Presidente do Governo sublinhou que “a economia do Açores, hoje, tem cada vez mais tem necessidade de mão-de-obra”.
“Estamos a promover um esforço para captar imigrantes em fase ativa para responder às ofertas de trabalho de que a economia dos Açores carece”, prosseguiu.
O Presidente do Governo anunciou para a semana, no Faial e no Pico, a realização de um fórum dedicado às migrações.
O Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração demonstrou ainda solidariedade com os povos vítimas de guerra em várias partes do mundo.