Ao longo da sua história, os Açores têm assumido um papel de extrema importância na rota dos fluxos migratórios do Atlântico.
O nosso arquipélago sempre foi um porto seguro para milhares de pessoas, de diversas nacionalidades e origens, que por aqui passaram ou se estabeleceram, fazendo das nossas ilhas o seu lar.
Tal facto, moldou o nosso povo, dotando-o de reconhecida hospitalidade e de uma grande capacidade de tolerância para com o próximo.
À migração, enquanto fenómeno humano e conceito que abrange cada vez mais o envolvimento de vários atores e processos transnacionais, deve ser dada a devida atenção por parte de toda a sociedade e, em particular, dos decisores políticos.
O Governo dos Açores tem apostado, reconhecidamente, na implementação de instrumentos e ferramentas, fazendo uso das atuais potencialidades digitais, que prestem um apoio eficaz, rápido e acessível a todos os migrantes.
É com este sentido de responsabilidade que o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, criou o “Guia do Migrante”, uma plataforma que disponibiliza informações relevantes no sentido de promover a plena integração destes cidadãos.
O “Guia do Migrante” agrega a ação das entidades públicas e associações da Região Autónoma dos Açores que atuam na área das migrações, dirigindo-a ainda a todos quantos se envolvem nesta temática, através da disponibilização e articulação de melhores respostas para fazer frente aos desafios com que se deparam.
Com esta plataforma, o Governo dos Açores dá mais um importante e necessário passo na área das migrações, para que o arquipélago e os seus serviços continuem a ser promotores de uma integração social de excelência.
José Manuel Bolieiro
Presidente do Governo Regional dos Açores